Mudanças de hábitos, como e por onde começar

Mudanças de hábitos, como e por onde começar

14 / janeiro por LevelX 0

Você se levanta cedo todos os dias. Vai ao trabalho e realiza suas atividades quase que de forma mecânica durante um dia inteiro. Come como de costume uma alimentação nada saudável. Bebe pouquíssima água devido a sua correria. Ou, faz tudo ao contrário disso, mas sempre da mesma forma como se estivesse ligado a um piloto automático, sem precisar realizar nenhum esforço mental. Isso são apenas hábitos que já estão tão agregados a sua rotina que você nem percebe.

Já parou para pensar nisso? Será que é a hora de iniciar uma mudança de hábitos? Será que existe um momento ideal, uma fórmula mágica?

Fórmulas mágicas não existem, porém a hora ideal sim e é quando bate um sinal de alerta interno. Ou seja, para que a mudança de hábitos ocorra, a pessoa precisa ter um processo de identificação de que ela mesma precisa mudar. 

Fácil? Não mesmo! Mesmo que seja a mudança de um hábito simples levará um tempo para o novo hábito ser estabelecido. Passamos anos e anos tendo o mesmo tipo de atitude quase que diariamente, não tem como simplesmente “dizer” ao cérebro – oh, a partir de hoje vamos agir de um modo totalmente novo.

Para ficar mais claro vamos entender o que é um hábito. Trata-se de tudo aquilo que você faz por repetição, dentro uma sequência ou uma rotina. Se você detesta atividades físicas, mas resolveu cuidar melhor da sua saúde e inclui-la no seu dia a dia, não adianta pensar que a força de vontade inicial será o suficiente. Será preciso muita determinação, traçar um planejamento, e principalmente muito treino que será o primeiro passo para tirar o seu cérebro do estado de inércia, condicioná-lo pouco a pouco até que ele registre que essa nova atividade faz parte do seu dia a dia. E, agora que sabemos que hábito é tudo o que fazemos por repetição, é exatamente dessa forma que vamos condicionar o nosso cérebro.

Nesse processo de mudança a motivação será muito importante. É necessário dá o primeiro passo, agir para mudar. E, deixar de lado o perfeccionismo, pois ele é um inimigo mortal nesse processo, procurar a perfeição na mudança é fracasso garantido.

Conseguimos expandir nossa mente com um processo de autoconhecimento e auto avaliação, e passamos então a ter um poder em nossas mãos de realizar essas mudanças, para ter uma vida melhor, mais saudável e mais feliz. Vale a pena dá uma conferida nessa live abaixo, que traz mais aspectos sobre esse assunto de forma leve e gostosa de ouvir. 

0 Comentário(s)

Comentário

Preencha os campos abaixo.

Top